segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gozar a vida e ter dias felizes



Amar a vida e ver dias felizes! Quem não quer?

1 Pedro 3 (RA)

10. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11. aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

1 Pedro 3 (NTLH)

10. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. 11. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. 12. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal.”

Amar a vida e ver dias felizes! Quem não quer?

Neste primeiro encontro de 2012 sugiro sonharmos com dias melhores em nossa relação familiar. Não somente sonharmos, mas tomarmos uma decisão e nos movermos por fé para alcançarmos a paz (v.11)

Mas como podemos, na prática, experimentar dias melhores?

“…refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente” (v.10)

O bom uso das palavras é essencial para nos conduzir aos “dias bons” (RC)

No entanto, fechar a má fonte é uma etapa que antecede o abrir da boa fonte.

O que acontece conosco?

Todos nós estamos num processo de aperfeiçoamento e santificação. Até o dia de Cristo Jesus Deus completará sua obra em nossas vidas (Filipensses.1.6)

O progresso da obra que Deus está realizando através do Espírito Santo em nós é comprovado pela transformação do nosso caráter. E um eficaz termômetro desta transformação é o domínio da língua (Tiago 3)

É imperativo aprender a controlar este pequenino e poderoso membro.

Os 3 passos para gozar a vida e ter dias felizes:

1 – Refrear a língua do mal

Enquanto vamos amadurecendo na fé precisamos aprender a refrear a língua e evitar que nossos lábios falem dolosamente.

“Imobilizar” a língua quando as coisas estão ficando “quentes” é fundamental para que marido e mulher desfrutem de harmonia em seu lar. Se permitirmos que o Espírito Santo opere tal milagre, o primeiro passo estará dado e a aurora dos “dias felizes” começará a brilhar.

2 – Ouvir a Deus

Com a língua sob controle estaremos preparados para dar o segundo passo, que é ouvir a Deus.

Estejamos certos de que Deus está sempre presente, contempla tudo o que acontece conosco e tem uma solução para os problemas que enfrentamos. Precisamos apenas ouvi-lo. E para ouvi-lo, devemos nos calar.

A vida de um filho de Deus depende do quanto ele é capaz de ouvir a voz do Pai.

3 – Bendizer

Ouvindo a Deus seremos impelidos pelo Espírito Santo ao terceiro passo, que é bendizer (v.9).

Bendizer significa dizer boas coisas. Elogiar (louvar) também é sinônimo de bendizer.

Os efeitos de nossas palavras não são experimentados apenas por aqueles que nos ouvem. A palavra de Deus afirma que comeremos do fruto daquilo que proferirmos com nossas línguas (Provérbios 18.21). Ou morte; ou vida.

Creio que todos nós já sabemos, por experiência própria, que o primeiro impulso da língua pende para a morte. É como se a língua já estivesse pronta para destruir, reagindo no mesmo nível, ou até além das coisas que ouvimos e vemos.

Raramente refletimos antes de falar. Raramente consideramos as possíveis conseqüências do que vamos dizer.

Por isso a importância do “reprimir” as primeiras palavras, ouvir o Espírito Santo de Deus e, na revelação do Senhor, abrir a boca para bendizer.

O Senhor nos revelará boas e brandas palavras (Provérbios 15.1; 25.15). E as boas e brandas palavras nos levarão a amar a vida e ver dias realmente felizes.

No amor de Jesus,


Daniel Souza.

Fonte: www.danielsouza.com.br /Adorando
Publicado por: Everson Barbosa em 10 de fevereiro de 2012.
http://estudos.gospelmais.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Papo Cristão

Visitantes Agora No Blog.